MATÉRIA COMPLETA


Instituto Haroldo Jacobovicz realiza programação especial no Dia dos Avós para valorizar a pessoa idosa

26/07/2023

O Instituto Haroldo Jacobovicz (IHJ) realizou programação especial em comemoração ao Dia dos Avós que é celebrado no Brasil e alguns países da Europa em 26 de julho. Para receber as atividades, foram selecionados três lares de idosos em Curitiba que, juntos, reúnem 55 residentes. Um salão de beleza móvel funcionou das 14h às 17h nos espaços. Enquanto alguns moradores recebiam cuidados estéticos, outros participaram do bingo em que os ganhadores receberam kits de beleza. E para eternizar o momento, uma cabine de fotos com acessórios divertidos ficou disponível ao longo de toda a programação.

O Dia dos Avós organizado pelo Instituto tem como principal objetivo valorizar a vida de homens e mulheres idosos. “É extremamente necessário dedicarmos tempo e valorizarmos a população idosa. Só assim teremos uma sociedade mais humana e equilibrada”, afirma a diretora do IHJ, Karina Jacobovicz. O evento aconteceu no Lar Luz Divina na segunda-feira (24/07), no Lar Nossa Família na terça-feira (25/07) e no Lar Nova Canaã na quarta-feira (26/07).

O Dia dos Avós é inspirado na data que homenageia os pais de Maria, mãe de Jesus, pela Igreja Católica. Ana e Joaquim, avós de Jesus, são personagens históricos que foram canonizados pelo Papa Gregório VIII no século XVI e passaram a ser homenageados em 26 de julho por decisão do Papa João Paulo VI em 1960.


Envelhecimento saudável

A parcela da população idosa brasileira subiu para 15,1% em 2022. Estimativa do Ministério da Saúde indica que em 2030 o número de idosos no Brasil ultrapassará a quantidade de crianças entre zero e 14 anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de homens e mulheres com 60 anos ou mais vivendo em casas de acolhimento já atingiu 100 mil em 2017. 

A mudança para uma residência geriátrica é um processo delicado e requer a proximidade da família para que aconteça da melhor forma, viabilizando o envelhecimento saudável. Nos novos locais, os residentes encontram uma rotina com atividades diferenciadas, conhecem novas pessoas da mesma faixa etária, são estimulados a preservar sua autonomia e recebem visitas periódicas dos familiares. 

“É nosso desafio diário criar formas para cultivar o bem-estar dos residentes e a ação do Instituto Haroldo Jacobovicz foi uma injeção de autoestima e amorosidade para eles”, relata o proprietário do Lar Nossa Família, Eduardo José Guibur. “Ver o sorriso estampado no rosto dos nossos idosos durante o evento foi incrível. Essa iniciativa mostra como é importante a colaboração entre diferentes organizações sociais em torno da valorização dos idosos”, comenta a proprietária do Lar Luz Divina, Renata Cristina Rosa de Lima.

A animação tomou conta do ambiente ao longo das tardes de evento, quando foi servido um lanche especial, individualizado para cada residente, com salgadinhos e docinhos de festa. Também foram distribuídos 12 kits de autocuidado contendo creme hidratante, sabonete e boné para os ganhadores das rodadas de bingo.  Todas as atividades foram pensadas para proporcionar um dia inesquecível. Além de beneficiar diretamente os idosos, a meta foi inspirar pessoas, empresas e outras organizações a promover o bem-estar da população idosa.

VOLTAR